O portal que ensina a legaliza-la

Dúvidas mais freqüentes

Como fica o recolhimento do INSS, durante a licença maternidade?

Caso a empregada doméstica tenha gozado licença - maternidade, a contribuição do 13° salário será calculado da seguinte forma:•(a) empregador- 12% sobre o valor bruto do 13° Salário, observado o limite máximo de R$ 1.200,00;
b) empregada - alíquota correspondente (8, 9, 11 %) sobre o valor do 13° Salário proporcional ao período efetivamente trabalhado, observado sempre o limite máximo previdenciário.

A empregada gestante tem estabilidade?

Sim, de acordo com a Lei 11.324 de 19 de julho de 2007 Art. 4o-A. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto.

Qual o prazo para reclamar direitos trabalhistas?

O prazo para o empregado buscar na Justiça seus direitos é de 2(dois) anos após seu desligamento da empresa, sendo que só poderá pedir os direitos acumulados dos últimos 5 (cinco) anos que trabalhou naquela mesma firma.

Quais as medidas para contratar uma empregada?

Procure sempre checar as referências de empregados domésticos. Ao contratá-los, anote os dados de documentação em lugar seguro, e endereço de parente próximo à sua casa.

Quando a diarista passa a ser empregado doméstico?

Não é uma matéria muito pacífica. O tema é bastante polêmico na justiça do trabalho. Algumas decisões têm entendido que ela passa a ser empregada doméstica, se o serviço é prestado em caráter contínuo, mais de duas vezes por semana. A partir daí pode ser caracterizado o vínculo empregatício. Muitos especialistas recomendam que seja assinada a carteira de trabalho também da diarista e que seja recolhido o INSS, como medida preventiva.

O empregado ainda não apresentou os documentos solicitados, o que fazer?

Todos os documentos devem ser apresentados ao empregador, no momento da admissão; e a carteira deve ser devolvida ao empregado em 48 horas, devidamente assinada. Faça uma nova solicitação e se não atendido, demita-a (o).

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8

Procurar no site

Grupo DM © 2010 Todos os direitos reservados.